visitantes - Sejam bem vindos!!!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Como Surgiu o forró?

Surgiu no início do século XX nas casas de dança das cidades nordestinas. Existem três estilos, marcados pelo som de zabumbas, triângulos e sanfonas. O xote, de origem européia e ideal para os iniciantes, é mais lento; consiste em dar dois passos (pulinhos) para um lado e dois para o outro. O baião é o mais rápido e exige um pouco de deslocamento. Ele foi criado no final da década de 1940 por violeiros que queriam recuperar o lundu, ritmo africano que fez sucesso no Brasil no século XVIII. No xaxado, os movimentos são marcados por um dos pés batendo no chão.

Sobre a origem do nome, existem duas versões. Segundo o escritor, crítico musical e historiador José Ramos Tinhorão, a palavra forró vem de forrobodó, que significa confusão, bagunça. Agora, a outra versão. Durante a Segunda Guerra, os Estados Unidos instalaram uma base militar em Natal, no Rio Grande do Norte. Quinze mil soldados americanos influenciaram a vida da população da cidade, com seus costumes e eletrodomésticos. Dizem que esses locais em que havia bailes eram conhecidos como for all (?para todos?, em inglês). A população, no entanto, pronunciava ?forrol?, que virou ?forró?.

7 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito

Anônimo disse...

gostei muito...achei muito interessante.

Anônimo disse...

Interessante ! Adorei...

Anônimo disse...

Amei! Me ajudou muito no meu trabalho!

Anônimo disse...

Eu adorei. E muito legal

Anônimo disse...

k k k H E L P M E

Unknown disse...

Eu amei porque eu fiz um trabalho de educação física